Voltar

Blog

22/02/2018
Facetas Dentais

Facetas de porcelana/ Meio rápido de conseguir um lindo sorriso

As facetas dentárias são próteses de porcelana finas que são colocadas na frente dos dentes ( conhecida como face vestibular) proporcionando uma aparência natural e atraente. As facetas são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais, ou com espaçamento anormal. 

Quais os tipos de facetas dentárias ?

Os dois matérias mais comumente usados na fabricação das facetas são a resina e a porcelana. Ambos os tipos podem ser fabricados por um protético em uma laboratório de prótese dentária, chamadas facetas indiretas, ou ainda com aplicação direta de resina no consultório, conhecida como uma faceta direta.

Porque as facetas são utilizadas em odontologia ?

São uma opção de tratamento menos invasiva que a prótese fixa. 

Como se faz a colocação das facetas dentárias?

O processo envolve uma ou duas consultas. Se a faceta for pré-fabricada, o procedimento poderá ser feito em uma única consulta, mas se o laboratório estiver fazendo as facetas, serão duas consultas. 

Qual a técnica de colocação da faceta de porcelana criada pelo laboratório ?

1- O dentista deverá limpar o dente e determinar o formato correto para a faceta. Ele removerá uma quantidade muito pequena do esmalte do dente para fornecer espaço para a colocação da faceta. 

2- É feita uma moldagem do dente para o laboratório e uma faceta temporária será colocada.

3- Quando o laboratório entregar a faceta ao dentista, a temporária será removida e a definitiva colocada.

Quais são os cuidados que devemos tomar?

A limpeza das facetas deve ser feita de forma normal, com o uso do fio dental e a escovação diária com creme dental com flúor.

Qual a duração das facetas dentárias ?

De 6 a 12 anos, podendo esse tempo ser prolongado ou diminuído de acordo com os hábitos do paciente, alimentação, ranger dos dentes e higienização bucal correta.

Fique conectado

Acompanhe a JP Odonto nas redes sociais