Trabalhe Conosco

Doenças Peri - Implantares : O que devo saber ?

Doenças Peri-Implantares: O que devo saber?

1- O que é doença Peri-Implantar?
As doenças peri-implantares são definidas como alterações inflamatórias que ocorrem ao redor dos tecidos que envolvem os implantes dentários, incluindo a mucosite peri-implantar e a peri-implantite.

2- O que é a mucosite peri-implantar?
A mucosite peri-implantar é uma lesão restrita
aos tecidos moles peri-implantares, sendo, portanto,
um quadro clinico reversível.

3- O que é a peri-implantite?
A peri-implantite é uma lesão que envolve, além
dos tecidos moles o tecido osseo adiaconte ao redoi dos implantes dentários, podendo levar a perda da osseointegração.

4- Qual é o fator etiológico das doenças peri-
-implantares?
A placa bacteriana é o fator etiológico da doença peri-implantar. Quando a placa é removida de forma adequada, os tecidos peri-implantares tendem a retornar a saúde inicial.

5- Quais são os indicadores de risco para a doença peri-implantar?
Os indicadores de risco para essa patoloqia são:
a má higiene bucal, presença de biofilme, histórico de periodontite, não realização de controle e manutenção com regularidade, diabetes, consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, posicionamento tridimensional inadequado do implante,
 sobre contorno das próteses e o excesso de cimento (próteses cimentadas). Um correto diagnóstico e a boa higienização do paciente são fundamentais para o sucesso do tratamento.

6- Clinicamente quais são os sinais e sintomas das doenças peri-implantares?
Mucosite peri-implantar: mucosa com aspecto eritematoso, edemaciado e com sangramento à sondagem. Alguns casos podem evoluir com recessão da mucosa peri-implantar e dor.
Peri-implantite: inflamação da mucosa peri-im-plantar, sangramento à sondagem, reabsorção da crista óssea alveolar e presença de bolsas peri-implantares ≥  a
5mm.

7- Quais são as formas de diagnosticar as doenças peri-implantares?
Primeiramente, deve ser realizado um exame clínico com sondagem dos tecidos peri-implantares para avaliação de sangramentos e possíveis formações de bolsas. Uma radiografia periapical poderá ser realizada para complementação de diagnóstico e avaliação da margem óssea ao redor dos implantes.

8- Quais são as formas de tratamento para as doenças peri-implantares?
As formas de tratamento são variadas e dependem de cada caso. No entanto, a literatura mostrou que se pode realizar terapias cirúrgicas e não-cirúrgicas, associadas ou não ao uso de antimicrobianos, terapias ressectivas e regenerativas. Um correto diagnóstico e a educação de higiene do paciente são fundamentais para o sucesso do tratamento.

9- Excesso de carga oclusal pode causar peri-implantite?
Não existe um consenso na literatura soore quanto efeito da carga oclusal é nociva aos tecidos de sustentação dos implantes dentários. Porém, estudos recentes demonstraram uma  associação positiva entre a sobrecarga oclusal e a perda óssea ao redor dos implantes, especialmente na presença de inflamação dos tecidos peri-implantares.

10- Quais as formas de prevenção das doenças peri-implantares?
O paciente deve seguir um regime personalizado de controle e manutenção periodontal/ peri-implantar (a cada 6meses), receber instrução de higiene bucal adequada para seu caso, controlar fatores de risco e fatores modificadores das doenças peri-implantares. Um controle e manutenção regular contribui para estabilidade periodontal e peri-implantar, além de manter um baixo nível de bactérias periodontopatogênicas.

Fonte: Revista da APCD – v 77.3

Receba nossa newsletter