Voltar

Blog

22/02/2018
Estética

Clareamento dental / Sorriso saudável e branco

Com o passar do tempo a ingestão de alimentos e bebidas, como chás, vinhos e cafés, entre outros, pigmentarão os seus dentes fazendo com que fiquem manchados e escurecidos. A melhor forma de recuperar o branco do seu sorriso, é através do clareamento dental.

Este procedimento deve ser executado por um profissional capacitado, um cirurgião dentista. 

Como funciona a eliminação de manchas nos sdentes?

A eliminação das manchas na camada externa dos dentes ocorre através de ações químicas e físicas. Para eliminar as manchas acumuladas na estrutura dental   (abaixo do esmalte) é necessário que aconteça um processo químico que irá clarear a estrutura do dente através da oxidação das moléculas da mancha. Os métodos de clareamento variam conforme a concentração de peróxido de hidrogênio, que é o agente clareador mais utilizado atualmente, e que permite controlar o grau de brancura desejado nos dentes. 

Quais os tipos de clareamento dental?

• Clareamento dental a laser – Forma moderna e atualizada para quem quer dentes claros e com aparência saudável. É executado no consultório dentário, com o uso de um gel clareador em alta concentração, e o número de sessões vão ser de acordo com o resultado obtido. Tendo como vantagem ser mais rápido e melhora a autoestima e confiança do paciente.

• Clareamento dental caseiro- Clareamento a base de gel, sendo a forma mais utilizada para fazer um branqueamento dentário. Moldeiras flexíveis são confeccionadas de acordo com a arcada do paciente, onde o gel é colocado internamente e fica em contato com o esmalte do dente. Apesar do gel utilizado ter menor concentração e o resultado do branqueamento ser mais lento, é mais efetivo. O número de sessões também irá depender do resultado obtido. O ideal é fazer uma associação dos dois tipos de clareamento, o laser e o caseiro.

• Clareamento dental interno- É um procedimento especifico para o caso de escurecimento dos dentes. Em virtude de traumas dentários, medicações dentro do canal, derramamento de sangue na estrutura interna dos dentes, entre outras causas. Tendo como principal vantagem a melhora da estética aproveitando a estrutura dentária do paciente, evitando a confecção de próteses, implantes, facetas, lentes e restaurações estéticas. 

O clareamento dentário pode ser indicado para qualquer pessoa?

Qualquer paciente pode fazer um clareamento dos seus dentes, com exceção das gestantes e crianças. Lembrando que os pacientes fumantes terão o resultado do clareamento dental comprometido devido a diminuição da porosidade do esmalte dentário, em virtude da pigmentação provocada pela nicotina presente nos cigarros. 

 

Fique conectado

Acompanhe a JP Odonto nas redes sociais